BUSCA + enter






As Doutrinas do Príncipe


reprodução

Nicolau Maquiavel

O século XVI, com a emergência das monarquias nacionais e o reforçamento da autoridade dos reis, que se dá num cenário de generalizada contestação religiosa provocado pela Reforma Protestante, foi extremamente rico em novas teorias políticas que procuraram refletir os tempos e orientar os governantes como conduzir a nave do estado nos mares tormentosos daquela época.

O contrato do humanista

"É coisa muito natural e comum o desejo de conquistar e, sempre, quando homens podem fazê-lo, serão louvados ou, pelo menos, não serão censurados."

Maquiavel, O Príncipe, 1512


reprodução

Carlos V, imperador

Ao chegar a Gante nos Países Baixos, no ano de 1515, depois de uma passagem triunfal pela Alemanha, Erasmo de Roterdã, o grande humanista, teve uma agradável surpresa. Jean, le Sauvage, o chanceler local, recepcionou-o com um proposta tentadora: ofereceu-lhe o cargo de conselheiro imperial do jovem principe Carlos de Gante, que, quatro anos depois, seria coroado como o imperador Carlos V. Em troca de uma pensão de 200 florins, um dinheirão na época, ele deveria redigir um manual para a orientação do soberano.

O Manual de Erasmo


reprodução

O Elogio da Loucura, uma sátira superstição à igreja

No ano seguinte, em 1516, ele entregou à sua alteza o Institutio principis christiani, um pequeno tratado onde propunha que o verdadeiro príncipe deveria executar o programa da filosofia cristã: um governo de justiça interna e sem guerras externas. A orientação da suas ações, a diretriz delas, devia voltar-se pois, primordialmente para a paz. Erasmo via a guerra como uma aberração, uma perversidade desmedida, indigna dos cristãos. Afinal lembrava ele, Isaías não anunciara a chegada de um messias guerreiro, mas sim de um "Princípe da Paz". E as doutrinas de Cristo, completou ele, "por acaso não são um clamor pela paz no mundo?". Se os monarcas europeus por acaso não conseguissem conter seu furor beligerante, que o descarregassem sobre os turcos, gente de fé muçulmana, mas jamais entre eles.


reprodução

Erasmo

|



 ÍNDICE DE POLÍTICA





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade