BUSCA + enter






Marx e as Massas

reprodução

   Karl Marx
   (1818-1883)

Qual o motivo de Karl Marx, um bem sucedido doutor em filosofia, graduado nas melhores universidades da Alemanha do século XIX, ter tornado-se um comunista? Quais foram as razões que o levaram a abraçar a causa do proletariado daquela época, causando enormes dissabores e prejuízos materiais e psicológicos à sua mulher e filhos?

O Roubo da Lenha         

"A cabeça desta emancipação é a filosofia, seu coração é o proletariado."

K.Marx - Critica à filosofia do direito de Hegel", 1843

Foi a discussão sobre a singular Lei da Repressão ao Roubo de Lenha que tornou Karl Marx um comunista. A Dieta da sua terra natal, a Renânia, dedicou-se entre outubro e novembro de 1842 à aprovação dela visando punir quem adentrasse nas matas e bosques privados para suprir-se dos galhos e dos gravetos caídos. Tratava-se de um atinqüíssimo costume praticado pelos pobres europeus no qual os camponeses e os aldeões, vizinhos às matas, podiam socorrer-se do cavaco para proteger-se do inverno, amparando com a lenha coletada suas mirradas lareiras e fornos. Os proprietários renanos, porém, decidiram-se ao aprovar uma lei específica considerá-lo uma espécie de roubo. Do dia para noite, para espanto de Marx, uma velha tradição tornou-se crime pelo qual o humilde mas honesto morador aprecia perante a lei como um delinqüente, num invasor, um ladrão.

reprodução

   Treveris, na beira do Rio Reno, onde Marx nasceu

O Direito a Serviço dos Senhores

Esse acontecimento fez Karl Marx, então o brilhante redator-chefe da Gazeta Renana (um jornal liberal-radical recém-lançado em Colônia), descer das estratosferas da metafísica hegeliana e cair no dia-a-dia. Bem aos seus olhos aparecia ali, escancarado, como os interesses do senhorio transformavam-se em lei: o Direito claramente servia os poderosos. Indignado, denunciou o modo que convertem em ouro jurídico puro toda iníqua arrogância (artigo:
reprodução

   Colônia, onde Marx atuou como jornalista
Debatten über das Holzdiebstahlgesetz, 1842). Dali em diante Karl Marx jurou guerra sem quartel a eles, aos senhores. O resultado dessa sua inclinação ideológica viu-se seis anos depois quando redigiu em Bruxelas, já exilado e perseguido, O Manifesto do Partido Comunista, entre janeiro e fevereiro de 1848.

|



 ÍNDICE DE POLÍTICA





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade