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Os Reclamos de Túpac Amaru


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Ruínas de um fortim inca (Intihuatani)

Para proteger a vida dos seus índios da província de Tinta, seus protegidos, José Gabriel solicitou junto a essa mesma audiência, em 23 de julho de 1777, que eles fossem liberados da mita. Nem os custos da viagem que os miteiros eram obrigados a fazer a Potosí para ir lá cumprir com o trabalho compulsório estavam sendo pagos. A razão do apelo era muito simples: os nativos estavam sendo dizimados. O visitador (autoridade que representa o rei) Areche reconheceu a justiça da reivindicação e censurou a ganância dos donos das minas, mas julgou que o assunto não cabia ser tratado pelo cacique e sim pelo governador da sua província e outras autoridades do vice-reino. Portanto, em troca de uma reparação que todos consideravam procedente, ele recebeu uma desculpa burocrática para deixar as coisas assim como estavam. Túpac Amaru, em fúria contida, voltou à Cuzco e, no caminho, entrevistou-se com vários caciques planejando a rebelião.


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Edifício inca de adobe

Outro tormento dos índios era os chamados repartos, monopólio comercial que os corregedores tinham direito. Segundo o costume, esse funcionário vendia à comunidade mercadorias variadas e imprestáveis em troca do seus produtos pelos quais pagava preços aviltantes. O que levou Túpac Amaru a escrever ao visitador Areche "este maldito e viciado reparto nos colocou nesse estado de maneira tão deplorável devido seu excesso".

A Sociedade Peruana no Século XVIII


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Rotas dos incas nos Andes

Estima-se que ao redor de 1780 a população do país era composta por 1.800.000 de pessoas: 60% era de índios, 20% de mestiços, 5% de escravos africanos e somente 12% de brancos (crioulos ou espanhóis). A classe dominante evidentemente era formada pelos espanhóis, apelidados de chapetones, e pelos crioulos, que eram os principais funcionários, fazendeiros, comerciantes e proprietários das minas.

A república dos índios, isto é, o complexo de aldeias e vilas onde vivia a comunidade indígena, era regida por um cacique. Os índios, além do pequeno grupo de nobres, descendentes dos 11 ayllus imperiais, dividiam-se em mitayos (obrigados à mita), em yanaconas (servos domésticos), e nos jornaleros, uma massa dispersa e desamparada, que prestava serviços como peão ou mitayo.

O vice-reino do Peru era administrado de Lima, sede do poder e da Audiência Real, enquanto que as localidades o eram por meio dos ayuntamientos (Câmara de Vereadores) submetidos a um alcaide-mor ou a um corregedor.

Outras Revoltas Nativas


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Vestígio da antiga grandeza

A região andina, ainda no século XVIII, conhecera outras revoltas, tais como dos caciques de Lima (1750) e de Trujillo (1758), a de Sica-sica (1774), a de José Gran Kispe Tito Inga (1777), a de Tomás Catari e seus irmãos (1778), além da conjuração dos prateros, em Cuzco, (similar à Inconfidência Mineira no Brasil Colônia), dirigida por Lorenzo Fartán de los Godos, devido aos excessos de impostos e abusos cometidos pelos corregedores (1780). Entretanto, a liderada por Túpac Amaru (1780-83) foi a mais espetacular de e mais retumbante de todas elas.

As Razões da Revolta


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Pirâmide inca

Um complexo de causas fez com que José Gabriel resolvesse pegar em armas. Além da cobiça da metrópole por mais tributos, somou-se a negativa da Audiência de Lima em isentar os índios da província de Tinta, onde Túpac Amaru era o cacique, das obrigações da mita. Havia também uma permanente tensão entre espanhóis e crioulos, e entre as autoridades civis e eclesiásticas, que ajudavam a envenenar o clima do vice-reino. Cresceu o ódio dos nativos contra a prática dos repartos mercantis, que os reduziam a dependentes perpétuos do corregedor, culminou num levante generalizado. A rebelião inicialmente tomou o cunho fidelista. Não dirigia-se contra o rei, mas sim contra seus funcionários que burlavam as leis. O objetivo era "cortar o mau governo de tanto ladrão!"

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