BUSCA + enter






EUA, duelo e traição de Aaron Burr

Em agosto de 1807 realizou-se em Richmond, na Virgínia, um dos mais sensacionais julgamentos políticos da história dos Estados Unidos em todos os tempos.

reprodução

Hamilton e o rival coronel Burr

Na barra do tribunal, acusado de traição, estava ninguém menos do que Aaron Burr, um ex-coronel do exército continental, ex-senador por Nova York e ex-vice-presidente dos Estados Unidos. Além de ter-se graduado da Universidade de Princeton, ele era um dos políticos mais polêmicos e controvertidos da sua época. Ninguém antes dele e ninguém depois dele, naquela posição, havia sido denunciado por um crime tão grave assim. Por detrás do coronel Burr, porém, escondiam-se ambições de expansão e delírios de grandeza que transcenderam nos tempos.

O Duelo

Os padrinhos de Aaron Burr adiantaram-se e começaram a limpar o terreno com facões para que o vice-presidente pudesse duelar com Alexander Hamilton, o ex-secretário do tesouro da época da Washington e seu inimigo figadal. Era uma bela manhã do dia 11 de julho de 1804, em pleno alto verão americano, quando os duelistas se enfrentaram. O local escolhido pelos desafetos ficava na margem do rio Hudson, em Weehawken, Nova Jersey. Hamilton pensava em disparar acima da cabeça do adversário. Um tiro pró forma, apenas para satisfazer as possíveis honras ofendidas e manter os procedimento daquele tipo de desforço. Aaron Burr, a quem Hamilton certa vez, profeticamente, definira como "um homem perigoso a quem não se devia confiar as rédeas do governo", fez juz às suspeitas. Não hesitou em disparar sua pistola diretamente no corpo de Hamilton. Ferido na altura do abdômen, ele teve uma morte dolorosa. Agonizou até o dia seguinte quando então as forças se lhe foram. Burr, ainda que vitorioso, nunca mais recuperou-se disso. Frente à opinião pública, mesmo ele sendo o vice-presidente e um ex-senador por Nova York, alguém que prestara inúmeros serviços à nascente república americana, nunca mais conseguiu apagar a fama de ter assassinado Hamilton.


reprodução

Burr dispara contra Hamilton

|



 ÍNDICE DE MUNDO





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade