BUSCA + enter






O Lobo Beria


"Como surgiu essa raça de lobos em meio do nosso povo? É a nossa raiz? É do nosso sangue?" - A .Soljenítsin - Arquipélago Gulag,1973


Lavrenti Beria (1899-1953)
Investigando os inícios, as pistas mais remotas do tão lamentado "culto à personalidade" dos tempos de Joseph Stalin, Robert Turcker, um prestigiado historiador da Rússia soviética, chegou a uma data e a uma carta. Era uma reprimenda que Stalin passara num pesquisador chamado A .G. Sluski, publicada num jornal em outubro de 1931. O infeliz ousara sustentar, anteriormente num artigo, que Lenin cometera certos equívocos na avaliação das ações dos sociais-democratas alemães em 1914. Stalin, altercado, deu-lhe um puxão de orelhas por duvidar da percepção do genial líder da revolução de 1917. Vladmir Ilitch não se enganava nunca!

Este foi o sinal enviado aos pesquisadores, cientistas e escritores russos, para que entendessem que se Lenin foi infalível, Stalin, seu herdeiro na dinastia ideológica, também o era. A partir dali a história soviética, e tudo o mais, tornou-se um ramo da ficção. Ai de quem deixasse de citar uma frase ou parágrafo extraído dos iluminados comandantes bolcheviques, em qualquer manual, ensaio ou relatório cientifico que fosse. Na história ou na mineralogia, na geografia ou na astronomia, a sabedoria deles era ilimitada.

Aproveitando-se da institucionalização da bajulação - segundo alguns psicólogos uma necessidade patológica de Stalin, por ser um inseguro filho de um sapateiro, um ex-servo, que agora ocupava o trono dos czares -, Lavrenti Beria, até então um inexpressivo chefe da GPU (polícia política) da Geórgia, terra natal de Stalin, pôs-se a organizar um livro. Homem de limitadas letras (sua formação era técnica), nascido no lugarejo de Merkheuli em 29 de março de 1899, Beria encomendou-o a um historiador com um nome muito próximo ao dele: E. Bediia. Editaram-na em 1935 com uma tiragem fantástica. Beria, após os devidos "reparos", colocou o seu nome como autor exclusivo e, depois de um tempo, na época do Grande Terror de 1936-8, fuzilou Bediia. O titulo era "Sobre a história das organizações bolcheviques na Transcaucásia", onde esculpiu o mito de Stalin como "o Lenin do Cáucaso".

Stalin, complexado por ter sido uma figura totalmente obscura nos acontecimentos de 1917, deliciou-se. O livro de Beria atingira o alvo. Em 1938, o Secretário-Geral trouxe-o para Moscou e entregou-lhe a NKVD (polícia política interna).A ascensão dele, curiosamente, provocou uma sensação de alivio nos moscovitas, porque aquela altura, apesar do GULAG ainda abrigar 3,5 milhões de presos, "o povo zek" como os chamou Soljenítsin, o Grande Terror amainara.


Beria e seu mentor, Stalin
Ao verem-no de pincenês imaginaram-no um professor provinciano, um acomodado homem de letras, e não o que ele era, o barqueiro Caronte que levava os caídos do regime ao inferno do arquipélago dos campos de concentração. Beria logo aclimatou-se no Kremlin,. privando com Stalin diariamente. Como um cão farejava-lhe os mínimos desejos, alimentado a paranóia do ditador. Enquanto existissem conspirações, sabotadores, espiões reais ou imaginários, Beria continuaria íntimo da casa. Ao pobre povo russo, desprovido dos seus deuses, aterrorizado, só restou celebrar celerados como ele. Na curta e surda luta pelo poder que deu-se após o falecimento de Stalin, em março de 1953, Krushev e o Marechal Zukhov, o Partido e o Exército, prenderam e fuzilaram Beria em 23 de dezembro do mesmo ano. Foi tarde. Stalin e Beria haviam dizimado o país. Praticaram de certo modo um darwinismo ao contrário: a eliminação seletiva do melhor. Não houve pessoa decente, talentosa ou criativa, que não submeteram aos rigores do artigo 58 do código de 1926: quer dizer presa, torturada, deportada ou fuzilada. Sobraram os descendentes dos medíocres, dos covardes e dos patifes. A Rússia de hoje, enfim!.

Leia também:

  • Ivan Grozny
  • Tolstoi na Chechênia
  • O agente Vladimir Putin

    |



     ÍNDICE DE MUNDO





  •  
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade