Educação História por Voltaire Schilling Mundo
Boletim
Receba as novidades no seu e-mail!
Fale conosco
. Envie releases
. Mande críticas, dúvidas e sugestões
EducaRede
Entre no portal da escola pública
História - Mundo
MUNDO

Voltado para vingar-se

Leia mais
» Joaquim Murieta, o Robin Hood da Califórnia
» O retorno do mito

 
Como tantos outros ditos bandidos sociais, Murieta teria enveredado para a vida de salteador em função de humilhações sofridas em certa ocasião do passado. Mineiros o espancaram e gente bem próxima a ele sofrera grave injúria. Vingar-se virou então o destino dele, especialmente a partir da cobrança da Foreign Miners Tax,de 1850, o imposto exigido pelo estado da Califórnia aos "mineiros estrangeiros", a grossa parte deles chilenos e mexicanos que de uma hora para outra viraram estranhos dentro da terra em que nasceram.(*) O resultado disso foi a explosão do banditismo. Quadrilhas de ex-mineiros hispânicos espoliados surgiram nos arredores dos campos de mineração, roubando o gado e cavalos, assaltando os carregamentos de ouro e até invadindo as cidadezinhas atrás de dinheiro e diversão.

O coração de ouro da Califórnia
Fazendo da região da Sierra Nevada até o rio Sacramento a floresta de Sherwood deles, a mais famosa das quadrilhas que então se formaram foi a dos "cinco joaquins": Joaquim Botilleras, Joaquim Ocomorenia, Joaquim Valenzuela, Joaquim Carrillo, e a do lendário Joaquim Murieta. Uma testemunha descreveu-os como "cinco mexicanos muito bem vestidos, bem armados e montados bem belíssimos animais" O nome daquele último, o de Murieta, ecoou por todo o coração aurífero da Califórnia, tornando-o um "desesperado", o fora-da-lei mais procurado daquela época.

Com a cabeça a um prêmio de U$ 1 mil, o mitológico Murieta terminou seus dias baleado e decapitado pelo capitão Harry Love, um ranger a serviço do governo, em Arroyo de Cantua, nas proximidades do Lago Tulare, após um intenso tiroteio ocorrido em 25 de julho de 1853. Não tardou para que os fabulistas o celebrassem como o Robin Hood da Califórnia e, bem mais tarde, símbolo da resistência hispânica contra a invasão anglo-saxã daquela região.

(*) Os garimpeiros norte-americanos não aceitavam ter que dividir as lavras com chilenos, mexicanos ou chineses, dai a legislação californiana ter exigido destes um imposto especial.Além disso, um grave incidente envolvendo americanos e chilenos, num tiroteio em Iowa Cabins, ,um campo de minas, ocorrido em dezembro de 1849, durante o episódio da "Chilean War", precipitou a adoção das novas taxas sobre os estrangeiros.

A lenda de Murieta

Nem bem a cabeça decepada dele, conservada em álcool, começou a circular pelos acampamentos do condado de Mother Lode, em exibições cobradas, e já uma novela escrita John Rollin Ridge, em 1854, intitulada The Life and Adventures of Joaquin Murieta, "A Vida e as Aventuras de Joaquim Murieta", foi posta a circular. O autor, descendente de índios cherokees, enalteceu-o como um herói popular "dotado de nobre e generoso caráter" ...uma força da natureza, um jovem tigre indignado que abraçara a vida do crime para reparar estragos e ofensas, um ser que fora amado por todos os que entraram em contanto com ele. Os mexicanos daquela época, por seu lado, colocaram-no entre os que os defenderam das exações impostas pelas autoridades americanas da Califórnia, um macho, um hombre que rejeitou a submissão mansa de arma na mão, um valiente enfim.

Todavia, a verdade verdadeira sobre ele era outra, muito diferentes das versões românticas. Coube a Joseph Henry Jackson, num livro aparecido em 1949, realizar o levantamento mais minucioso e veraz da trajetória de Murieta. Tratou-se de um bandido cruel originário provavelmente de Sonora que ingressou no mundo do crime em 1850-1 para seguir o cunhado dele Cláudio Feliz. Este, durante algum tempo, foi um bem sucedido assaltante, rapinando pepitas de ouro sem nenhuma motivação racial, até ser morto a tiros por um juiz de paz do condado de Monterrey, em 1852. A história do linchamento do meio-irmão de Murieta ou a da violação da mulher dele por mineiros americanos nada mais foram do que ficções criadas depois, fruto da imaginação de novelistas populares, sempre prontos em justificar um celerado famoso.

A gangue Feliz-Murieta apavorou por muito tempo os mineiros chineses que, quase sempre desarmados, eram alvo fácil para o bando, como ocorreu na razia que fizeram em 20 de fevereiro de 1853 perto de Rich Gulch, e numa outra, dois dias depois, ocasião em que levaram $ 13 mil dólares em ouro em pó e em pepitas. Registram mais de dez asiáticos mortos por eles, além de alguns americanos e mesmo mexicanos, pois os fora-da-lei não faziam discriminação, mas sim exploravam as oportunidades caindo sobre os mais fracos e indefesos sempre que possível.

Bandidos e Cachorrões

Os integrantes das quadrilhas não eram, em geral, califórnios que foram desapropriados e expulsos das lavras pelos americanos, mas sim bandidos profissionais imigrados de outras partes do México no ano de "49", junto com os yankees, como fora o caso de Murieta, para fazer a vida na área do garimpo, particularmente em torno do condado de Mother Lode. Eram jovens lobos famintos que, atraídos pela riqueza fácil, circulavam entre fazendas e acampamentos para pilha-los do gado ou do ouro.

Se os bandidos eram a escória do interior da Califórnia, os bandos formados por arruaceiros apelidados de The Hounds, os "Cachorrões", serviram nas cidades, especialmente em São Francisco, como improvisada milícia de vigilantes. Agiam como um instrumento de intimidação contra os não-americanos recém-desembarcados. Alardeando-se como patriotas, descarregavam o seu ódio xenófobo nas concentrações de mineiros latinos e hispânicos que se espalhavam pelas docas da cidade.

Ficou tristemente famosa na história local a violência que desencadearam em 15 de julho de 1849 contra o Chiletown, um sitio improvisado nas proximidades de Telegraph Hill que abrigava gente que viera do porto de Valparaíso. Um bando alucinado de vadios, de jogadores e de bêbados, invadindo o local empunhando porretes e pistolas, além de destruir-lhes as barracas, disparou balaços contra os chilenos, pilhando tudo o que viram à mão.

página anterior      próxima página
Veja todos os artigos | Voltar
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2007,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade