Educação História por Voltaire Schilling Mundo
Boletim
Receba as novidades no seu e-mail!
Fale conosco
. Envie releases
. Mande críticas, dúvidas e sugestões
EducaRede
Entre no portal da escola pública
História - Mundo
MUNDO

Hamilton: o bastardo de Nova York

Leia mais
Alexander Hamilton
» O bastardo de Nova York
» Uma carreira meteórica
 
Ele foi considerado um dos próceres mais talentosos da nascente nação norte-americana: um dos seus Pais Fundadores. Alexander Hamilton, protegido do general Washington a quem serviu como ajudante-de-campo durante a revolução de 1776, tornou-se o primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, cargo que ocupou com grande eficiência entre 1789 e 1795.

É certo que, apesar das suas inclinações monárquicas, ele esperava algum dia ser eleito para a presidência do novo país. Uma estúpida rivalidade política com Aaron Burr pelo controle de Nova York fez com que ele, desafiado para um duelo, terminasse sendo morto na manhã do dia 11 de julho de 1804.

O apagar de um futuro brilhante

A.Hamilton (1755-1804)

"Estamos trabalhando ativamente para estabelecer neste país...os princípios nacionais livres de todos os elementos estrangeiros, de sorte que não sejamos nem gregos nem troianos, mas verdadeiramente americanos."
A. Hamilton, carta a Rufus King, 1796.

Bastou um só tiro disparado pela pistola de Aaron Burr, um ex-Vice-presidente dos Estados Unidos, para que Alexander Hamilton, o ex-Secretário do Tesouro, tombasse mortalmente ferido. O duelo ocorreu na manhã de 11 de julho de 1804 e resultou do crescente desentendimento entre aqueles dois verdadeiros caciques políticos que rivalizavam pelo controle de Nova York. Ambos fizeram sua carreiras prestando serviço à revolução de 1776, um galgando o posto de coronel e o outro o de general do Exército Continental, mas a vida civil os apartou para sempre.

Naquela ocasião, até as vésperas do duelo mortal, provavelmente não havia ninguém na América que duvidasse que Hamilton, que ainda não alcançara 50 anos, mais tarde ou mais cedo, chegaria à presidência dos Estados Unidos. Ele era um fenômeno. Hamilton, que não nascera em solo americano, viera estudar em Nova York no King´s College (hoje Universidade de Columbia), em 1772, partindo de uma pequena ilha de S.Cox nas Índias Ocidentais inglesas, onde veio ao mundo, provavelmente em 1755.

Caiu direito no meio da agitação revolucionária. Os colonos americanos estavam em pé de guerra contra a metrópole. A população de Boston que jogara a carga inteira de chá de uma companhia inglesa no mar em repúdio aos privilégios recebidos pela empresa inglesa, desde dezembro de 1773, estava punida por uma quarentena.

     próxima página
Veja todos os artigos | Voltar