BUSCA + enter






 

A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelos ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" eccou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses.


A QUEDA DO ANTIGO REGIME - O início do levante que encerrou de vez a era da sociedade feudal, abrindo caminho para a modernidade. Acompanhe a tomada da Bastilha pelas forças populares, a elaboração da Declaração dos Direitos do Homem e o fim dos privilégios da nobreza.
 
A QUEDA DA MONARQUIA E A REPÚBLICA REVOLUCIONÁRIA - A monarquia é deposta e um plano de contra-revolução armado pela nobreza exilada fracassa, assim como as invasões dos exércitos estrangeiros. Duas tendências se afirmam na revolução, os jacobinos e os girondinos.
A DITADURA JACOBINA E O TERMIDOR - A época conhecida como o "grande terror" foi o momento mais radical da revolução. Todos, até mesmo os mentores da revolta, tornaram-se traidores em potencial, o que causou o guilhotinamento de milhares de pessoas.   O GENERAL JACOBINO - Napoleão Bonaparte, quando jovem oficial, esteve bem próximo dos jacobinos, fato que o levou à prisão por algumas semanas quando Robespierre foi deposto e executado em 1794.
MIRABEAU: O TENOR DA REVOLUÇÃO - O general Napoleão Bonaparte assumiu o comando da repressão ao movimento monarquista contra a república em 1795, dizimando os inimigos em uma grandiosa demonstração de coragem e sangue frio. O episódio ajudou a abrir o caminho do jovem militar ao império.   AS CANHONADAS DE NAPOLEÃO - O general Napoleão Bonaparte assumiu o comando da repressão ao movimento monarquista contra a república em 1795, dizimando os inimigos em uma grandiosa demonstração de coragem e sangue frio. O episódio ajudou a abrir o caminho do jovem militar ao império.
A CONSPIRAÇÃO DOS IGUAIS - Graco Babeuf foi um dos precursores do comunismo moderno, dedicando-se à causa do fim das diferenças entre os indivíduos. Suas estratégias de reforma social para a formação da República dos Iguais serviram de exemplo para líderes do movimento socialista ao longo da História.   OS JACOBINOS - Os jacobinos formaram o grupo mais exaltado da Revolução Francesa, sendo eles os responsáveis por grande parte do sangue derramado naqueles tempos. Sua tentativa de conciliar os ideais coletivos e individuais inspiraram diversas outras revoluções.
GUILHOTINA: A MÁQUINA DE MATAR - A guilhotina é fruto do pensamento iluminista. A máquina que encerrou o uso de morte por forca, espada e a roda espelhava a idéia de que os homens são todos iguais, tendo portanto a mesma pena de morte.   A REVOLUÇÃO FRANCESA E A EDUCAÇÃO - Os idéias que serviram de pano de fundo à Revolução Francesa mudaram de vez a forma de encarar a educação. É a partir dela que o ideal de um ensino público que dê a todos as mesmas oportunidades é estabelecido.
A DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADÃO - Leia a íntegra, em português e francês, da Declaração do Direitos do Homem e do Cidadão, de 26 de agosto de 1789.

  CRONOLOGIA DA REVOLUÇÃO - Os fatos mais importantes da revolução ordenados por data para facilitar sua localização nos acontecimentos.
NAPOLEÃO E A CAMPANHA DA ITÁLIA - A campanha da Itália de 1796/7 foi o primeiro passo da carreira militar de Napoleão Bonaparte. O jovem general republicano comandou o ataque às províncias italianas do império austríaco, conquistando-as em uma incrível operação relâmpago.   NAPOLEÃO ATRAVESSA OS ALPES - Mais uma vez noticia-se ter sido Napoleão envenenado por arsênico quando esteve aprisionado pelos ingleses na solitária Ilha de Santa Helena, onde faleceu em 1821. Leia a seguir um dos grande feitos militares daquele grande militar, ocorrido há 200 anos atrás.
NAPOLEÃO E A EGIPTOLOGIA - Na época do Renascimento, muitos pensadores e filósofos, como Marcílio Ficino e Giordano Bruno, sentiam-se atraídos pelos mistérios do Egito, sua escrita hermética e indecifráveis hieróglifos, porém nada disso desejava Napoleão. Seu intuito ao atacar o país era atrair a Inglaterra para fora das Ilhas Britânicas, bloqueando-lhe o contato com seu império indiano.   O OLHO DE FOUCHÉ - No momento em que se reabrem os arquivos secretos dos regimes militares do Cone Sul, tentando estabelecer a possível colaboração entre os vários organismos de informação e repressão que atuaram na década de 1970, durante os chamados Anos de Chumbo, é interessante recuar na história e saber como a moderna polícia política deu seus primeiros passos, em 1799, na França napoleônica, com Joseph Fouché.



 ÍNDICE DE ESPECIAIS




 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade