BUSCA + enter







NIETZSCHE: TRAÇOS BIOGRÁFICOS - Acompanhe algumas importantes passagens da vida do filósofo: seu nascimento, em Röken; sua única paixão, Lou Salomé; a relação com Wagner e a esposa, Cosima; a profetizção do Übermensh (super-homem); a loucura em Turim; e a morte, assistido pela irmã mais nova, Elisabeth, em Weimar.
 
O PENSAMENTO DE NIETZSCHE - Os episódios da Comuna de Paris foram fundamentais para o acirramento das posições políticas de Nietzsche, que o colocaram ao lado dos antidemocratas, dos anti-socialistas, e contra todo e qualquer tipo de pregação que visasse a igualdade, tornando-o um apologista da distinção.
AS INFLUÊNCIAS DE NIETZSCHE - Conheça as personalidades que influenciaram o pensamento de Nietzsche e saiba o que cada um deles contribuiu na vida do filósofo.   DOSTOIEVSKI E NIETZSCHE - Nietzsche foi grande admirador de Dostoievski, autor que inspirou-o com seu homem-idéia, que vive de acordo com as próprias regras, indiferente ao sofrimento que suas ações possam provocar.
EM BUSCA DO SUPER-HOMEM - Nietzsche profetizou para um futuro adiante à sua vida a chegada de um super-homem, um messias que colocasse a plebe em seu devido lugar e restabelecesse a associação de "bom" e "justo" com "nobre" e "digno", substituindo assim os tortos valores do cristianismo.   NIETZSCHE FILÓSOFO - A doutrina nietzschiana é anti-intelectualista por excelência. Ao acentuar o ato, e não a reflexão ou a meditação, privilegia o "experimental". Se há indecisão entre Apolo e Dionísio, entre a razão e a emoção, ele recomenda seguir o deus das bacantes.
NIETZSCHE: ESCULPINDO O INDIVÍDUO - A tentativa de prever os novos tempos da humanidade rendeu diversas e contraditórias repostas de pensadores, filósofos e homens de letras. Qual seria o novo paradigma do homem ocidental do futuro? Para Nietzsche, certamente seria o super-homem, um egocêntrico que se oporia às multidões.   NIETZSCHE, A CONSTRUÇÃO DO ZARATUSTRA - Que motivo levou um ateu assumido como Nietzsche a fazer de um carismático líder religioso do passado, Zaratustra, o veículo da sua mensagem? Esse ato mostra que o pensador alemão, apesar de não ser mais cristão racional e intelectualmente, carregava os traços de um filho de pastor.
NIETZSCHE E A DECADÊNCIA - Para Nietzsche, a democracia representava um regime decadente. Sua misericórdia para com os fracos e doentes era um sinal de decomposição dos valores superiores, que iam-se perdendo à medida que o poder era transferido para as massas.   NIETZSCHE E O ASCETA - Nem mesmo a vida do homem santo, tão admirada e enaltecida pelo cristianismo, escapou do arguto e contundente olhar de Nietzsche. O filósofo classificou a repúdia dos ascetas aos prazeres da vida como um exemplo da forma extrema da orgulhosa vontade de poder.
A MORTE DE DEUS - Laplace, Kant, Strauss, Pasteur, Darwin e Nietzsche estão entre os nomes daqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram no século XIX para o rompimento do homem com o sobrenatural, desvendando os mistérios que cercavam a humanidade. O castigo e a redenção dos homens não vinha de Deus, mas de nós mesmos.  


 ÍNDICE DE ESPECIAIS




 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade