BUSCA + enter






O Leitor do Milênio

reprodução

   Um amante da    leitura
Nesses últimos mil anos de história a relação do homem com o livro, com a cultura, alterou-se radicalmente. Dos tempos dos mosteiros ao futuro que nos aguarda, o conhecimento e a busca da sabedoria definitivamente deixaram de pertencer a uma elite religiosa ou acadêmica para estar ao alcance de todos.

  Peregrinando para ler

Quando se proclamou que a Biblioteca abarcava todos os livros, a primeira impressão foi de extravagante felicidade. Todos os homens sentiram-se senhores de um tesouro intato e secreto... o universo estava justificado."

Jorge Luís Borges - La Biblioteca de Babel

Imaginemos um amante da leitura vivendo na Europa medieval há mil anos atrás, um homem do ano mil. Suponhamo-lo um secular, um dos raros sujeitos instruídos que não pertencesse ao clero ou a uma das ordens religiosas. Até então, a única coisa para ler que estava ao seu alcance na paróquia em que nascera era a vulgata da Bíblia de São Jerônimo (um manuscrito em latim). Com um pouco de sorte era possível encontrar uma ou outra vida de um santo ou de uma santa. Fora disso talvez lhe dessem uma crônica dos feitos do duque ou do conde local. Portanto, se quisesse pôr a mão num Homero, num Horácio ou num Virgílio, o nosso amigo teria que sair a implorar, a ir como peregrino bater nas
reprodução

   O mosteiro de Cluny, centro cultural do ano    mil (França)
portas de um convento ou no mosteiro. E isso se estivesse próximo a um dos mais de mil prédios da fé que pertenciam a confederação de Cluny. É bem provável que levaria um bom tempo até ele ser atendido pelo prior ou pelo abade e, se os ares lhe fossem favoráveis, ele receberia a autorização para vez que outra poder freqüentar a biblioteca sagrada.

|



 ÍNDICE DE CULTURA E PENSAMENTO





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade