BUSCA + enter






Filósofos e Profetas

reprodução

   O sol e a sombra, filosofia e    profecia
De que modo o clima e a geografia condicionam o pensamento ou determinam um modo especial, particular de se ver as coisas do mundo? Observa-se que a parte fria do hemisfério gerou a filosofia moderna enquanto que na sua parte exposta à inclemência do sol, proliferaram os profetas.

O Sol e as Brumas

"O clima feliz, que cria a candura dos costumes e produz a doçura das leis."

Montesquieu, Do espírito das leis, L. III, cap. V.

Theodor Gomperz, o historiador do classicismo, atribuía a agudeza e a claridade do espírito helênico à luminosidade e à pureza do ar do Mar Egeu. Os pensadores gregos tinham à sua disposição um clima ameno que contribuía para o refinamento e a
reprodução

   Apolo, a luz do    pensamento
penetração dos seus sentidos, tornando-os extremamente sensíveis, receptivos às configurações artísticas e às concepções filosóficas e científicas.

Se tal associação da geografia com a metafísica e a estética se confirma, encontraríamos nela a explicação tanto para a clareza com que a maioria dos escritores gregos se expressou (com exceção de Heráclito, o obscuro) como o seu oposto, isto é, a obscuridade da prosa filosófica alemã, que, como se sabe, é produzida num outro tipo de clima: num de chumbo, numa terra soterrada por brumas e ares pesadões, cinzentos, que encobrem a Germânia durante a maior parte do ano.

Filosofia e Dogma

reprodução

   As terras altas, frias, geram    desconfiança
Outra relação que logo nos acode, neste exercício entre a geografia e o pensamento, é de que a filosofia não é uma planta democrática que se adapta a qualquer canteiro do planeta. Bem ao contrário, é uma floração difícil dos climas temperados e frios, sujeita aos efeitos das quatro estações. A predominância durante a maior parte do tempo da baixa temperatura, como se dá no centro-norte da Europa, vocaciona ao recolhimento, ao ócio forçado, "a ter interesses positivos pela existência", que conduz o indivíduo a ler e ao pensar. A oscilação do tempo, ora chuvoso e gelado, ora ensolarado e quente, por outro, torna qualquer um mais atento à relatividade das coisas. A instabilidade dos céus, a variação do clima, e, como lembrou madame Stäel, "a falta de charme das sociedades" em que vivem predispõem as pessoas de espírito dos climas temperados e frios contra a aceitação pacífica do dogma, dotando-as de curiosidade e desconfiança.

|



 ÍNDICE DE CULTURA E PENSAMENTO





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade