Educação História por Voltaire Schilling Cultura e Pensamento
Boletim
Receba as novidades no seu e-mail!
Fale conosco
. Envie releases
. Mande críticas, dúvidas e sugestões
EducaRede
Entre no portal da escola pública
História - Cultura e Pensamento
CULTURA E PENSAMENTO

As razões da auto-ajuda

Leia mais
As razões da auto-ajuda
» Introdução
» A liberdade antiga e a moderna
» Faça da vida uma aventura
 
Os títulos mais vendidos nas livrarias em quase todo o mundo de hoje são os associados à auto-ajuda, a técnicas que vendem ao leitor a idéia de que ele obedecendo certas regras e medidas será bem sucedido naquilo que procura, atuando tais livros como um moderno catecismo de convencimento e inserção do indivíduo na sociedade de mercado.

A Soberania do egocentrismo

É um pedido de ajuda?
"A conduta pessoal... é perturbada por um sentimento de vazio e constante incerteza valorativa... em toda a parte o homem é deixado entregue à sua liberdade. O resultado é uma desorientação crescente do indivíduo diante do mundo e de si mesmo que enseja... uma vigorosa tendência a direcionar a procura de bem-estar dentro da própria subjetividade."

F. Rüdiger - Literatura de Auto-ajuda e Individualismo, 1996


A extraordinária expansão da literatura da auto-ajuda nos tempos que correm é antes de tudo um sintoma; o indício de que estendeu-se ao máximo o culto ao individualismo, desenraizando as pessoas de tudo e de todos. É o entronamento do final do egocentrismo na era moderna. É, essa literatura, o evangelho de pessoas que sentem não ter mais nada em que se apoiar, expressão mais viva do isolamento e do subjetivismo que a sociedade ultraliberal de hoje alcançou.

Resultou isso da revolução que destruiu ao longo desses últimos dois séculos com a sociedade patriarcal, hierarquizada e corporativa, que até então predominava, onde sempre se estava preso a uma grande família, a uma corporação de ofício, a uma religião oficial ou a um estado todo-poderoso. Para essa doutrina hiperindividualista a verdadeira realização pessoal só pode ocorrer quando ela se faz com seus próprios meios, o seu slogan é make yourself, faça-o sozinho!

     próxima página
Veja todos os artigos | Voltar
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade