BUSCA + enter






"A crença numa origem sobrenatural do mal não é necessária: o homem por si só é capaz de qualquer maldade."

Joseph Conrad - Heart of darkness, 1902

A Novela da Tirania

reprodução A Festa do Bode, de Mario vargas Llosa, insere-se entre as grandes narrativas das tiranias latino-americanas, colocando o nome do romancista ao lado de tantos outros escritores famosos que também deixaram acurados e notáveis relatos sobre o mecanismo psicológico e institucional do funcionamento das ditaduras dessa infeliz parte do Novo Mundo.


O perfil do tirano  

Todos eles se parecem. Vindos em trajes civis ou saindo das casernas, os tiranos latino-americanos formam uma confraria de espécie singular. O que primeiramente os identifica, além da personalidade autoritária, é o profundo desprezo pela normalidade constitucional. Gostam, porém, de fazer aprovar em parlamentos dóceis, magnas cartas com altissonantes boas intenções e as mais variadas proteções aos direitos das gentes, os quais eles são os primeiros a infringir. É a homenagem que a hipocrisia deles se vê obrigada a prestar às virtudes legais. Essa ausência de respeito constitucional tem por sua vez um sentido que é deixar todos inseguros. Assim, as coisas, homens ou bestas, e porque não dizer, até o clima dependem da veneta de Sua Excelência. Estaria ele num bom dia hoje?

O defunto cívico

Evidentemente que os processos eleitorais que ele engendra são pura farsa. De certa forma são os olhos do mundo civilizado que, pairando lá de fora, o forçam a adotar aqueles ridículos rituais sufragistas. Para que recorrer às urnas se afinal todo povo o adora? Mas se assim as querem, terão. Comovem-no particularmente ver então o desfile das almas penadas, que, no dia das eleições, erguendo-se das humildes tumbas e misturando-se aos vivos, apresentam-se na juntas para consagrar o partido oficialista. Mortos ilustres ou simples defuntos cívicos que deixam as trevas, ainda que por um momento, para vir depositar sua cédula na causa d'O Eminentíssimo. Se até os do Além o apoiam o que não dizer dos do aqui e agora!

|



 ÍNDICE DE ATUALIDADE





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade