BUSCA + enter






Argentina
Do Commonwelth ao Mercosul


reprodução

Senadores, imagem do poder oligárquico

Até os anos 50 do século XX, a Argentina era seguramente um dos países mais ricos e prósperos do mundo. Fartamente dotada de produtos de exportação considerados como os mais nobres do comércio internacional - a carne, o couro, a lã, o trigo e o milho - e habitada por uma população de raízes européias tida como a mais culta das três Américas, poucos poderiam então imaginar que ela poderia estar passando pelas dificuldades do presente. Ao redor dos anos 40, o padrão de vida dos portenhos era duas vezes superior ao dos franceses, hoje é ¼ do dos deles. O gradativo declínio econômico das últimas décadas, misturado ao crescente radicalismo político de viés golpista ou revolucionário, somado ao constante intervencionismo militar, contribuiu de maneira definitiva para que o riquíssimo país do Prata perdesse grande parte das suas esperanças no futuro.

As Três Desgraças




A Argentina da entrada do século XXI é resultado de três calamidades que se interligaram nas derradeiras décadas do século XX: a guerra civil que se estendeu de 1969 a 1982; a desastrosa guerra externa, contra a Grã-Bretanha pela posse das Ilhas Malvinas ( abril-junho de 1982); e, por último, a enlouquecida inflação que começou a tomar corpo ainda na ditadura do general Viola em 1980, quando atingiu a 100% ao ano, e que terminou por devastá-la nos dez anos seguidos até estancar com a ascensão do Governo de Carlos Menem em 1990.

A Argentina Crioula

Os historiadores argentinos gostam de assinalar os anos de 1880 como aqueles que separaram o país em duas épocas distintas: a Argentina Crioula ou Heróica, da Argentina Moderna. De 1810 até 1880, o pátria do Pampa foi predominante agrária, voltada ao pastoreio do gado e para a conquista territorial ( a região da Patagônia só foi integrada em 1879, conseqüência da Conquista do Deserto liderada do general Roca). Predominava até então uma população de origem ibérica, composta também por gaúchos (mestiços) e por indígenas. A região circunvizinha à Buenos Aires, bem como suas províncias, estavam divididas em imensas estâncias dedicadas à criação de gado de corte e de tosa.


reprodução

A Argentina crioula

|



 ÍNDICE DE ATUALIDADE





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade