BUSCA + enter






Fogueiras: nazis queimam livros

reprodução
A queima de seres humanos, de livros ou de lavouras experimentais faz parte da lógica da intolerância e do reacionarismo que, por motivos ideológicos diversos, acomete as sociedades ao longo da história. As fogueiras sempre foram justificadas por serem um instrumento de princípios elevados. Lança-se mão do fogo, dizem, para defender o povo da contaminação ou dos envenenamentos provocados pelas crenças, pelo sangue, idéias ou transgênicos.

As Duas Chamas

"Na própria labareda vislumbram-se duas chamas, uma clara, outra escura; uma alta, ondulante, outra pesada - seu suporte. Ocasionalmente, torna-se azul ou rubra, mas a outra mantém-se luminosa. Parceiras, a de baixo faz vinculações entre a luz alva e a substância inflamada que a alimenta. Esta chama inferior, por sua natureza, é o instrumento da destruição. A superior, límpida, não consome, não destrói, jamais se modifica."

Do Zohar - O Livro do esplendor, século XII


reprodução

Um auto-de-fé ideológico (queima de livros em Berlim)

Nazistas caçam livros

"Onde começam a queimar livros, terminam sempre queimando homens."

Heinrich Heine, poeta


reprodução

Cartaz antinazista sobre a queima dos livros

Joseph Goebbels, o ministro do Reich para Esclarecimento do Povo e da Propaganda, enfatizou no discurso de lançamento da campanha Wider den undeutschen Geist ser preciso eliminar a má influência exercida pela literatura não-germânica sobre a juventude nacional-socialista com um ato espetacular. Não deveria pairar dúvidas sobre a radicalidade da Revolução Parda, liderada pelo Führer Adolf Hitler (no poder há três meses). Ela viera para expurgar para sempre da formação dos alemães o liberalismo, a Kulturbolchevismus, o cosmopolitismo, o judaísmo, o pacifismo, e tudo aquilo mais que aquebrantasse os valores superiores do germanismo. Organizou-se para tanto uma lista negra com obras de filosofia, ciências, da lírica e do romance a serem eliminadas, contendo tudo o que lhes parecia subversivo, antipatriótico, decadente ou desvirilizador.

| |



 ÍNDICE DE ARTIGOS





 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade