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Da Pederastia à Pedagogia


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Aquiles instruído pelo centauro Quirón

A educação já havia passado por uma substancial alteração quando deu-se a evolução da cidade oligárquica dos tempos arcaicos, calcada nos valores militares, para a cidade democrática do período clássico, inspirada na importância da palavra. O antigo processo de transmissão do conhecimento, ou das habilidades, que fazia largo uso da pederastia, onde um amante mais velho, um guerreiro, acompanhava a formação do seu jovem escudeiro, foi substituído pelo pedagogo (um escravo que atuava como preceptor) ou pela escola (scholai), regida pelo mestre didático (didatikos) que administrava lições de gramática e primeiros cálculos.

Do Combate à Ginástica


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Aquiles em combate

O antigo treinamento dos guerreiros, a hoplomachia (hoplomachia), o combate simulado entre dois contendores armados, cedeu lugar em importância aos exercícios de ginástica e à participação nos corais musicais para fortalecer os elos coletivos que ligavam o estudante a sua comunidade. O ideal homérico do culto aos heróis transferiu-se para o plano dos desportos, sendo que a espada gradativamente foi substituída pela importância da palavra, fazendo com que o guerreiro nobre, de escassa instrução, desse lugar ao cavaleiro culto interessado nos assuntos públicos da cidade em que vivia.

Atenas, Capital da Educação


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Atena, a protetora da cidade

Esta foi a razão de Atenas passar a abrigar um verdadeiro enxame de mestres vindos dos lugares mais remotos do mundo heleno, prontos para dotar seus alunos do dom maravilhoso da palavra eficaz e correta. Por todos os lados, nos séculos V e IV a.C., abriram-se escolas particulares, portanto pagas, nas quais os mestres prometiam tudo poder ensinar-se (*). Não se incorre em equívoco ao dizer-se que a adoção e ampliação do sistema democrático criou um novo mercado na educação antiga, um mercado dominado pela palavra, e Atenas tornou-se, como bem disse Péricles, "na escola da Hélade", a capital da educação grega.

(*) Interessa observar que a palavra escola deriva do grego skholê, a faculdade de ocupar-se livremente naquilo que se estima importante, um lazer produtivo voltado para a participação.

Quadro Comparativo da Educação

Características Polis arcaica (anterior ao século V a.C.) Polis clássica (séculos V e IV a.C.)
Objetivos da educação O guerreiro audaz, corajoso e valente, formado pela arte militar e obediente ao clã O cavaleiro culto, o cidadão ativo da polis, formado pela escola cívica a serviço da cidade
Instrumento símbolo A espada A palavra
Técnica Hoplomachia, o combate singular A ginástica, os corais, a leitura
Método de ensino A pederastia: o guerreiro mais velho e o seu escudeiro A pedagogia: o didático e os estudantes
Cultura A poesia épica de Homero A poesia, a filosofia, a gramática, a retórica e a oratória

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