Capítulos:

Introdução

1. Os EUA e a Nova Ordem Global

2. Globalização / Integração : UE, Mercosul e Nafta

Os Novos Desafios da União Européia

O Mercosul como integração periférica

O Nafta, a Alca e a integração americana

3. Conflitos e desenvolvimento no Leste e no Sul

4. Entre o progresso e a regressão : rumo ao século XXI

5. Cronologia
2. GLOBALIZAÇÃO/INTEGRAÇÃO: UE, MERCOSUL E NAFTA

O processo de globalização e integração econômica em blocos regionais constitui o elemento dinâmico "construtivo" do atual movimento de reordenação das relações internacionais, rumo a uma Nova Ordem Global. A globalização tem sido apresentada como um fenômeno de abertura simultânea das economias nacionais, gerando como resultado uma mundialização homogeneizada. Contudo, a globalização é seletiva, pois visa a determinadas regiões, atividades e segmentos sociais a serem integrados mundialmente. Desta forma, enquanto certas áreas e grupos são integrados globalmente, outros são excluídos desta gigantesca transformação, conduzindo a uma diversificação cada vez maior do espaço mundial e agravando a concentração de riqueza em termos nacionais e sociais. O colapso do Campo Soviético e o fim da Guerra Fria aprofundaram sobremaneira tais tendências no início dos anos 90, com a ausência de um inimigo externo fomentando ainda mais a competição internacional.

Na falta de oposição significativa, o capitalismo desenvolve forte tendência a radicalizar suas formas, antigamente condicionadas externamente pela Guerra Fria e internamente pela social-democracia. Este fenômeno propicia uma aceleração do processo de reestruturação econômica e, consequentemente, da concorrência e rivalidade interpólos. Uma manifestação desta situação foi a rápida formalização de novos processos de integração, como o Mercosul e o NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), bem como o aprofundamento da União Européia e o estabelecimento de alianças entre alguns em detrimento de outros.

Paulo Fagundes Vizentini

próxima página      próxima página
CAPÍTULO 2
pg. 1
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade