Leia mais:

Outros artigos
A volta do "grande jogo" da Ásia Central

A guerra do Afeganistão foi seguida pela tensão entre Índia e Paquistão na região da Cachemira e, mais recentemente, pelo lançamento oficial de um plano de ação norte-americano para a Ásia Central. Ao mesmo tempo, o discurso político americano e a indústria cultural trazem de volta o problema da Somália, de onde os EUA se retiraram humilhadamente em 1993. Esta situação traz de volta o chamado "Grande Jogo" do século XIX na região e revive a realidade geopolítica que o acadêmico e assessor do presidente Carter, Brzezinski, denominou de Arco das Crises, que ia do Chifre da África ao Afeganistão, passando pelo Irã e pelo Golfo Pérsico.

O Grande Jogo constituiu a disputa diplomático-militar entre o Império Britânico ("marítimo"), instalado na Índia e procurando expandir-se para o interior da Ásia Central, e o Império Russo ("terrestre"), que avançava pela mesma região por terra, em sentido contrário, buscando acesso aos mares quentes (não bloqueados pelo gelo) e abertos, no caso o Oceano Índico. Este confronto, apenas solucionado nas vésperas da Primeira Guerra Mundial, deu origem à criação do Afeganistão como um Estado-tampão entre os dois imperialismos.

A Revolução Soviética alterou os dados do problema, na medida em que a expansão russa foi bloqueada. Desde então, a imensa e pouco povoada região da Ásia Central (Casaquistão, Usbequistão, Turcomenistão, Quirguistão e Tadjiquistão), cuja população era em grande parte nômade, passou por um profundo processo de modernização. O caráter estratégico desta região muçulmana e seus imensos recursos naturais, necessários à industrialização soviética, levaram à criação de uma infra-estrutura de transporte, irrigação e urbanização, gerando-se as bases de uma sociedade laica (não-religiosa) e relativamente "ocidentalizada", que a diferenciava do Oriente Médio.

próxima página
pg. 1

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade