Leia mais:

 Discuta este artigo no Fórum

Alca versus Mercosul I (Chile)

Alca versus Mercosul II (Canadá x Brasil)

Alca versus Mercosul III : uma década de integração

Livro : A Nova Ordem Global

Outros artigos
As Negociações Mercosul-União Européia

As relações entre o Mercosul e a União Européia (UE), sem sombra de dúvida, deram um novo impulso à difícil cooperação anteriormente existente entre a América Latina e a Europa. Contudo, às vésperas da Reunião de Cúpula UE - América Latina (a realizar-se no Rio de Janeiro em 28 e 29 de junho de 1999), três anos e meio após a assinatura do Acordo Marco de Cooperação Inter-Regional União Européia - Mercosul, o futuro do relacionamento entre os dois processos de integração ainda não se encontra claramente definido.

Ao longo das décadas anteriores, a cooperação entre a Europa e a América Latina foi marginal e pontual, situação que se alterou com o ingresso de Portugal e Espanha na Comunidade Européia em 1986. Com os processos de abertura econômica nos anos 90, e em particular com a criação do Mercosul, a situação alterou-se. Entre 1990 e 1992, os quatro países-membro renegociaram seus acordos comerciais com a Comunidade, e neste último ano foi firmado o Acordo Bilateral de Cooperação Interinstitucional entre os dois blocos. Este acercamento político-institucional avançou paralelamente ao incremento acelerado do comércio inter-regional (que triplicou entre 1990 e 1996), e em dezembro de 1995, durante a Presidência Espanhola, foi assinado o Acordo Marco de Cooperação Inter-Regional de Cooperação UE - Mercosul.

Este Acordo pretendia, após uma etapa preparatória que iria até 2001, criar uma Área de Livre Comércio UE - Mercosul aproximadamente em 2005. Ainda que tal tipo de acordo inter-regional, no contexto da globalização, destine-se instrumentalmente à evitar um declínio nos fluxos comerciais, este se revestiu igualmente de aspectos político-estratégicos. Por um lado, a criação do NAFTA reduzira o comécio UE - México em aproximadamente 40% (devido ao desvio de comércio) e, por outro, o anuncio do estabelecimento de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) ameaça reduzir ainda mais a presença econômica européia na América Latina, especialmente no Mercosul.

próxima página
pg. 1
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade