Leia mais:

Outros artigos

Blocos Econômicos em Desenvolvimento II: a Saarc



A Associação Sul-Asiática para Cooperação Regional (SAARC), foi estabelecida quando sua cartilha foi formalmente adotada pelos chefes de estado ou governo de Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka no dia 8 de dezembro de 1985, apesar da rivalidade história existente entre os dois membros mais importantes, a Índia e o Paquistão.

O secretariado da SAARC se encontra em Katamandu, coordenando e monitorando o implemento de atividades e serviços de comunicações entre os membros da associação e outras associações regionais.

A cooperação na SAARC é baseada no respeito pelos princípios da soberania igualitária, na integridade territorial, na independência política, na não interferência nos assuntos internos de cada estado membro e no benefício mútuo. Esta associação provê para a população sul-asiática uma plataforma para que elas trabalhem unidas em espírito de amizade, confiança e compreensão, melhorando a qualidade de vida através do crescimento econômico acelerado, do progresso social e do desenvolvimento cultural da região.

Um acordo denominado SAPTA (Acordo da SAARC de Arranjo Comercial Preferencial) foi assinado em 1993 e quatro rodadas de negociações comerciais foram concluídas. O acordo de Área de Livre Comércio Sul Asiática (SAFTA) foi o que fez a União Econômica Sul Asiática (SAEU) seguir em frente.

As áreas de cooperação em que a SAARC trabalha são as seguintes: agricultura e desenvolvimento rural; saúde e atividades da população; cuidados da mulher, da criança e do adolescente; meio ambiente e preservação florestal; ciência, tecnologia e meteorologia; desenvolvimento dos recursos humanos e transportes. Atualmente, outras áreas começaram a serem trabalhadas como a biotecnologia, o turismo e a energia.

A SAARC possui um PIB de quase US$ 700 bilhões e uma população de aproximadamente 1,3 bilhões de habitantes, a mesma da China. Sua taxa de exportação corresponde a 0,8% da mundial e a de importação 1,3% da taxa mundial. Sua extensão é de mais ou menos 4,4 milhões de quilômetros quadrados, sendo as Maldivas a menor (apenas 300 quilômetros quadrados) e a Índia a maior (enormes 3,2 milhões de quilômetros quadrados). As reformas liberalizantes fizeram da Índia uma economia em rápido crescimento em áreas modernas, como a informática.

02/03/05

    
pg.
 
 » Conheça o Terra em outros paísesResolução mínima de 800x600 © Copyright 2005,Terra Networks, S.AProibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade