Literatura Brasileira
  Lit. Conquistadores
  Barroco
  Arcadismo
  Romantismo
  Real/Naturalismo
  Parnasianismo
  Simbolismo
  Pré-Modernismo
  Modernismo
  Poesia Moderna
  Romance de 30
  Lit. Contemporânea
  Aula Virtual
  Livro do Mês
  Tema do Mês
  Textos Comentados
  Resumão




 Tema do Mês - Conceitos básicos da literatura


ESTILO LITERÁRIO

reprodução
Copista medieval
Podemos tomar o termo estilo em duas acepções:

Estilo individual: É a maneira pessoal do escritor manipular a linguagem literária, ou seja, a sua capacidade original e criativa de formular expressivamente o texto (língua, técnicas, procedimentos, etc.), em busca de um melhor resultado estético.

Deste ponto de vista, o estilo é a manifestação da individualidade. O "estilo é o homem", disse no século XVIII o francês Buffon. Ele é intransferível, podendo ser imitado apenas como cópia servil. Por isso se fala no "estilo do padre Vieira", no "estilo de Machado de Assis" ou no "estilo de Jorge Amado", e assim por diante.

No entanto, o escritor não existe isoladamente do mundo. Ele está condicionado pelo sistema cultural de seu tempo, por sua visão de classe, pelo debate artístico, pelas ideologias em confronto, pelos valores pessoais e sociais consagrados no período histórico em que vive e cria a sua obra. Existe, portanto, um outro tipo de estilo:

Estilo de época: Ocorre quando certos procedimentos artísticos individuais se reproduzem e se tornam repetitivos e constantes entre uma ou mais gerações de escritores - favorecidos e influenciados pelas coordenadas da época.

A crescente utilização de adjetivos entre a maioria dos poetas e ficcionistas românticos, por exemplo, parece traduzir a necessidade de expressão daquela força sócio-histórica e daquele exagero sentimental desencadeados pela vitória burguesa, no início do século XIX. Assim como o uso indiscriminado do verso livre por poetas do século XX corresponde à total desintegração dos modelos e normas culturais, até então vigentes, ocorrida a partir da Primeira Guerra Mundial.

A repetição desses elementos técnico-estilísticos - realizada por um grande número de artistas, em determinado período - é que denominamos estilo de época. Em conseqüência disso, somos autorizados a falar no "estilo barroco", no "estilo simbolista", no "estilo modernista", etc.

página anterior | índice de temas | próxima página
 Compras
 Mais Educação


» Língua Portuguesa

» Relações
    Internacionais


» História do Brasil

» História por
    Voltaire Schilling


» Almanaque

» Virtual Books

» Atlas Universal



 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade