Literatura Brasileira
  Lit. Conquistadores
  Barroco
  Arcadismo
  Romantismo
  Real/Naturalismo
  Parnasianismo
  Simbolismo
  Pré-Modernismo
  Modernismo
  Poesia Moderna
  Romance de 30
  Lit. Contemporânea
  Aula Virtual
  Livro do Mês
  Tema do Mês
  Textos Comentados
  Resumão

Clique aqui e leia o material completo sobre a escola
 Resumão de Literatura Brasileira


II - O romance romântico

1. Joaquim Manuel de Macedo O moço louro - A moreninha (relato sentimental da ligação entre dois jovens, Augusto e Carolina, presos a uma promessa amorosa infantil e que na adolescência se apaixonam, um pelo outro, sem saber que são eles próprios os noivos prometidos)

Características da obra:

· Adaptação do folhetim romântico europeu:

a) a cenários brasileiros

b) aos valores morais e afetivos da família patriarcal brasileira

· Possibilita aos leitores brasileiros uma identificação com a realidade local

Não esqueça: A importância de Macedo é que ele desperta no público o gosto pelo romance ambientado no Brasil

2. JOSÉ DE ALENCAR

Romances urbanos:

Senhora - romance sobre o casamento por interesse. Aurélia é abandonada pelo noivo, Fernando Seixas, que a troca pelo dote de 30 contos de Adelaide Amaral. Contudo, Aurélia recebe vultuosa herança e compra o antigo noivo por 100 contos, casando-se com ele. Aurélia vinga-se então de Fernando Seixas, tratando-o como um ser desprezível, mas o rapaz especula na bola e ganha o dinheiro para se resgatar. O desfecho é absolutamente convencional: os dois se perdoam e são felizes para sempre.

Lucíola - romance sobre a paixão de um jovem bacharel, Paulo, por uma cortesã (prostituta), Lúcia. As dificuldades deste tipo de relacionamento, a pressão social e as angústias naturais do amante constituem a base da narrativa. No final, os dois se retiram do centro do Rio de Janeiro em busca de um cenário favorável para o triunfo do amor, porém, providencialmente, Lúcia morre.

Romances regionalistas (ou sertanistas):

O gaúcho - O sertanejo - Til - O tronco do ipê (relatos cujo objetivo é exaltar a unidade nacional na diversidade regional).

Romances históricos:

As minas de prata - A guerra dos mascates (romances de muita ação e pouca historicidade objetiva)

Romances indianistas:

O guarani (que Alencar considerava um relato histórico) - Ubirajara - Iracema ("Lenda do Ceará", espécie de poema em prosa, narra a paixão proibida - mas que acaba se realizando - entre Iracema, espécie de sacerdotisa da tribo tabajara e o português Martim Soares, aliado dos pitiguaras. Iracema, a guardadora do segredo de Jurema e que deveria permanecer virgem, entrega-se a Martim e desta relação nasce Moacir, "o filho do sofrimento". Antes do nascimento da criança, Martim Soares parte. Ao regressar, encontra a índia às portas da morte. Mesmo assim, Iracema ainda lhe entrega a criança e só depois morre. Martim leva então consigo o filho Moacir, designado pelo escritor como o "primeiro cearense".

Características gerais da obra:

· Projeto nacionalista: revelar o Brasil em seu espaço físico-geográfico (romances urbanos e regionalistas), em seu passado histórico (romances históricos) e em sua dimensão lendária/mítica (romances indianistas).

· Estrutura narrativa romântica, com forte influência de Walter Scott e Fenimore Cooper.

· Idealização permanente da realidade nacional, valorização da natureza e estilo metafórico, tendente ao poético.

· Tentativa de criar uma língua brasileira (Iracema)

· Aspectos pré-realistas nos romances Lucíola e Senhora (análise psicológica mais complexa, análise do peso da sociedade sobre a vida individual e temas relativamente proibidos: o casamento por interesse e as complicações resultantes do amor entre dois grupos sociais distintos).

· Em Senhora e Lucíola: vitória final da ótica moral conservadora, traduzindo os valores patriarcais do autor.

Não esqueça: Com José de Alencar e seu projeto estético-ideológico (a defesa de temas nacionais e a luta por uma linguagem brasileira), a nossa literatura começa o seu processo de emancipação definitiva da literatura portuguesa.

3. Visconde de Taunay

Inocência - (romance sertanista -regionalista- sobre uma paixão proibida entre a jovem sertaneja, Inocência, e um falso médico vindo da cidade, Cirino. O pai da moça, entretanto, a prometera a um tipo rústico chamado Manecão. Este, ao descobrir a paixão de Inocência, assassina Cirino. Porém, a jovem deixa-se morrer de tristeza, encerrando tragicamente a história.)

Não esqueça: O romance de Taunay já foi designado como uma espécie de Romeu e Julieta caboclo, além de apresentar uma visão crítica do patriarcalismo brasileiro.

4. Um caso à parte: Manuel Antônio de Almeida

Memórias de um sargento de milícias

· Narrativa de costumes: Os hábitos das classes populares no "tempo do rei" (1808-1821)

· Destruição do Romantismo: Ironia aos cacoetes românticos - personagens semimarginais (Leonardo é "filho de uma pisadela e de um beliscão") - ausência de idealização

· Um romance precursor do realismo: Objetividade na visão sobre o mundo social.

· Predomínio do humor: Personagens caricaturizados - acontecimentos que desmentem a hipocrisia dos indivíduos - profusão de situações cômicas.

· Personagens principais: Leonardo - suas duas paixões, Luisinha (a ideal) e Vidinha (a sensual)
Leonardo Pataca (o pai do anti-herói) - Major Vidigal (o representante da ordem e o perseguidor de Leonardo) - Compadre (o protetor de Leonardo), etc.

Não esqueça: Por seu teor cômico, pela ausência de idealização social e pelas características do anti-herói, Leonardo (irresponsabilidade, sensualidade, gosto pela vagabundagem e estratégias espertas de sobrevivência), o romance tem sido classificado como a primeira narrativa da malandragem em nossa literatura.

página anterior | índice do capítulo | próxima página
 Compras
 Mais Educação


» Língua Portuguesa

» Relações
    Internacionais


» História do Brasil

» História por
    Voltaire Schilling


» Almanaque

» Virtual Books

» Atlas Universal



 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade