IV - ARCADISMO (ou NEOCLASSICISMO)
Características
1. Arte ligada ao Iluminismo. Oposição ao absolutismo despótico e ao poder (barroco) da Igreja.

2. Afirmação orgulhosa da racionalidade. Razão = Verdade = Simplicidade e clareza.

3. Culto da simplicidade. Como se atinge a mesma? Através da imitação (não no sentido de cópia, mas no de seguir modelos já estabelecidos).

4. Imitação dos clássicos. Em especial, Virgílio e Teócrito, clássicos pastoris.

5. Imitação da natureza campestre, isto é, da ordem e do equilíbrio que essa natureza apresenta, o que dá a mesma um caráter de paraíso perdido. Dois elementos decorrem da aproximação do árcade da natureza campestre:

a) Bucolismo: adequação do homem à harmonia e serenidade da natureza.
b) Pastoralismo: celebração da vida pastoril, vista como um eterno idílio entre pastores e pastoras.

6. Ausência de subjetividade. O autor não expressa o seu próprio eu, adotando uma forma pastoril (Cláudio Manuel da Costa é Glauceste Satúrnio, Tomás Antônio Gonzaga é Dirceu, Basílio da Gama é Termindo Sipílio, etc.)

7. Amor galante. O amor é entendido como um conjunto de fórmulas convencionais.
Arcadismo no Brasil
· Decorrência da atividade mineradora e da urbanização que dela resultou.

· Criação de Academias e Arcádias onde os letrados procuravam fugir da indiferença do meio.

· Instituição em caráter regular de um sistema literário: autores - obras escritas dentro de uma tendência comum - público leitor permanente.

· Relação com a Inconfidência Mineira. Tomás Antônio Gonzaga foi degredado e Cláudio Manuel da Costa se suicidou na prisão.
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