Literatura Brasileira
  Lit. Conquistadores
  Barroco
  Arcadismo
  Romantismo
  Real/Naturalismo
  Parnasianismo
  Simbolismo
  Pré-Modernismo
  Modernismo
  Poesia Moderna
  Romance de 30
  Lit. Contemporânea
  Aula Virtual
  Livro do Mês
  Tema do Mês
  Textos Comentados
  Resumão




 Pré-Modernismo



OUTROS AUTORES

Representantes das correntes mais acadêmicas e tradicionais da época, Coelho Neto recebeu o título de "Príncipe dos prosadores brasileiros" em função do estilo pomposo e solene. Deixou uma obra vastíssima, sendo O turbilhão (1906) e Rei negro (1914) seus romances mais apreciados. A prolixidade e o gosto pelo exagero verbal terminaram por obscurecer os eventuais méritos de sua ficção.

Igualmente retórica é a prosa de ficção de Alcides Maya, cujo romance Ruínas vivas (1910) e o livro de contos Tapera (1911) investigam a decadência das estâncias gaúchas. A linguagem artificiosa não consegue esconder de todo a melancolia dramática desta descrição da derrocada do latifúndio rio-grandense.

Considerado por alguns o iniciador da verdadeira literatura regional, o paulista Valdomiro Silveira, autor de Os caboclos (1920), usa o conto como forma de registro da fala do homem rural paulistano. Conforme observa Alfredo Bosi, a atenção excessiva ao semidialeto sufoca a narrativa, mas em outros momentos este mesmo registro lingüístico adapta-se à ficção, e o universo interiorano (costumes e visões) nos é expresso admiravelmente. Contos como Camanhengue ou como Curiangos são pequenas obras-primas.

A precedência cronológica da chamada prosa regionalista caberia, com maior certeza, ao mineiro Afonso Arinos, pois seu livro de contos Pelo sertão data de 1898. Apesar do tom artificialmente retórico que confere aos relatos, aproximando-os das tendências parnasianas do período, o autor soube como poucos captar a paisagem física e humana do interior de Minas Gerais.

PRÉ-MODERNISMO

página anterior | índice do capítulo
 Compras
 Mais Educação


» Língua Portuguesa

» Relações
    Internacionais


» História do Brasil

» História por
    Voltaire Schilling


» Almanaque

» Virtual Books

» Atlas Universal



 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2002,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade