Literatura Brasileira
  Lit. Conquistadores
  Barroco
  Arcadismo
  Romantismo
  Real/Naturalismo
  Parnasianismo
  Simbolismo
  Pré-Modernismo
  Modernismo
  Poesia Moderna
  Romance de 30
  Lit. Contemporânea
  Aula Virtual
  Livro do Mês
  Tema do Mês
  Textos Comentados
  Resumão




  Literatura Contemporânea


Fernando Sabino


Apesar de ter escrito duas pequenas novelas, A marca e A vida real, Fernando Sabino consagrou-se como um cronista de primeira linha. Contudo, em 1956, ele surpreendeu os leitores com a publicação de uma narrativa longa, O encontro marcado. A repercussão foi espetacular, tornando-se de imediato o livro de cabeceira de milhares de jovens que nele se reconheciam por verem expostos ficcionalmente os seus próprios dramas existenciais.

O encontro marcado seria assim um típico romance de geração, isto é, um relato centrado nos problemas específicos de um grupo etário/social de uma determinada época e cujo alcance esgota-se naquela geração. No entanto, examinado hoje, o texto de Fernando Sabino mantém o seu interesse e muitos leitores, sobretudo os adolescentes, ainda o cultuam. As razões do sucesso e da atualidade da obra são várias:

  • Mais do que um romance de geração, trata-se de um romance de formação, ou seja ...

  • O personagem central e narrador, Eduardo Marciano, visivelmente autobiográfico, em sua trajetória que vai da infância à vida adulta, traduz os anseios de uma juventude que – do fim da II Guerra a meados da década de 1950 – transformara as angústias ideológicas e políticas em inquietações pessoais como a da sexualidade insatisfeita, a da existência de Deus e da luta pela felicidade pessoal.

  • Tanto Eduardo Marciano quanto seus melhores amigos, Mauro e Hugo, realizam parte de sua formação numa sociedade já livre da guerra e da ditadura e também menos rígida na obediência aos valores patriarcais. Isso significa que já podem escolher livremente os seus destinos individuais. Porém esta liberdade de optar causa-lhes vertigens e dilaceramentos íntimos. Num plano mais singelo, estamos diante da experiência da náusea* que Sartre espalhara pelo Ocidente, sobremodo em fins dos anos de 1930.

  • As experiências amorosas e profissionais do personagem-narrador levam-no primeiro à exaltação e à euforia e em seguida à frustração. O fracasso de suas expectativas existenciais não o inibe na procura incessante de um sentido para a vida. O relato termina com a idéia de que a passagem pelo sofrimento amadurece o indivíduo e abre-lhe novos caminhos para que busque valores autênticos no mundo.

  • O encontro marcado é um dos primeiros romances brasileiros da época em que os protagonistas não são originários nem possuem qualquer ligação com a zona rural. É uma narrativa totalmente urbana. A parte principal da mesma transcorre em Belo Horizonte, então capital pacata e modorrenta, o que acentua o contraste entre o provincianismo do meio e a ânsia cosmopolita dos jovens personagens que sonham com a literatura, com a grandeza e com a glória.

  • Outra razão importante para a acolhida favorável da obra decorre de sua linguagem coloquial. Poucos relatos brasileiros apresentam uma tão bem sucedida simplicidade de estilo. Este tom espontâneo de narrar foge ao prosaísmo* e alcança diretamente o coração dos jovens, dando-lhes uma vigorosa impressão de autenticidade confessional.

    Em 1979, Fernando Sabino voltou ao romance com O grande mentecapto. Apesar de seu caráter divertido e do êxito editorial, a obra pouco acrescentou à carreira do escritor.

    *Prosaísmo: Redução da linguagem coloquial a uma espécie de trivialidade estilística. Muito comum a cronistas e jornalistas que produzem ficção.



        
  •  Compras
     Mais Educação


    » Língua Portuguesa

    » Relações
        Internacionais


    » História do Brasil

    » História por
        Voltaire Schilling


    » Almanaque

    » Virtual Books

    » Atlas Universal



     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2003,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central de Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade